
"A seca é responsável pelo quadro de extrema pobreza no Nordeste do Brasil."
Essa frase, encontrei num site que trata da transposição do Rio São Francisco, e é equivocada.
Existem soluções práticas e inteligentes para se viabilizar a vida em locais de climas áridos, como por exemplo a construção de cisternas, que já se mostrou eficiente no armazenamento de água das chuvas; a exploração de outros meios hídricos, como a abertura de poços artesianos(muitos dos locais que serão "beneficiados" pela transposição tem verdadeiros mananciais nos seus subsolos); o plantio de espécies adaptadas a esse tipo de clima, para consumo humano e animal além de tantas outras soluções criativas.
É possível sim conviver com a seca!Porém, existem alguns vilões que não permitem um final feliz nessa história, mas que, com UNIÃO, BOA VONTADE e TRABALHO SÉRIO podem ser vencidos.
Muitas vezes o próprio povo aceita como designação divina as dificuldades que enfrenta no sertão e por falta de conhecimento ao invés de preveniram, simplesmente esperam a "boa vontade de Deus” para remediá-las;
Os políticos que nós elegemos e pagamos para defenderem nossos interesses, são na maioria das vezes os grandes manipuladores e defensores da perpetuação da "indústria da seca”, como eles dependem desse ciclo macabro, o que mais querem é que todos petrifiquem, rachem de secura, morram de fome e sede, garantindo assim muitos e muitos anos no poder, prometendo, prometendo e prometendo...o pior é que quando resolvem fazer algo, continuam visando apenas o autobenefício independente do que isso vá trazer de ruim pra nós e pro planeta, como estão fazendo agora com essa história de TRANSPOSIÇÃO.
Muitas vezes o próprio povo aceita como designação divina as dificuldades que enfrenta no sertão e por falta de conhecimento ao invés de preveniram, simplesmente esperam a "boa vontade de Deus” para remediá-las;
Os políticos que nós elegemos e pagamos para defenderem nossos interesses, são na maioria das vezes os grandes manipuladores e defensores da perpetuação da "indústria da seca”, como eles dependem desse ciclo macabro, o que mais querem é que todos petrifiquem, rachem de secura, morram de fome e sede, garantindo assim muitos e muitos anos no poder, prometendo, prometendo e prometendo...o pior é que quando resolvem fazer algo, continuam visando apenas o autobenefício independente do que isso vá trazer de ruim pra nós e pro planeta, como estão fazendo agora com essa história de TRANSPOSIÇÃO.
Não deixemos que a secura de espírito dessas pessoas se alastre como uma praga, matando nosso velho Chico e também a nós.
Um comentário:
Zeh,
Concordo com você! E ainda dizem que não existe escravidão no Brasil... Escravizam a alma do sertanejo, fazendo dele uma marionete manipulada ao bel prazer de mentes levianas e egoístas. Também sou partidária da possibilidade de se encontrarem soluções inteligentes para o problema da seca. Chega de imediatismos "milagreiros" e populistas sustentados por discursos vazios e meramente eleitoreiros.
O sertão precisa de um olhar mais cuidadoso para as suas verdadeiras potencialidades.
Postar um comentário