terça-feira, 22 de maio de 2007
Dolores Duran
Cantora e compositora brasileira famosa pelos samba-canções de amor, tristíssimos, de dor de cotovelo e responsável por clássicos, tipo "A Noite do Meu Bem" nos anos 50.Aqui ela aparece cantando um samba num número musical de um filme brasileiro

Na minha rua há um menininho doente.
Enquanto os outros partem para a escola,
Junto à janela, sonhadoramente,
Ele ouve o sapateiro bater sola.
Ouve também o carpinteiro, em frente,
Que uma canção napolitana engrola.
E pouco a pouco, gradativamente,
O sofrimento que ele tem se evola. . .
Mas nesta rua há um operário triste:
Não canta nada na manhã sonora
E o menino nem sonha que ele existe.
Ele trabalha silenciosamente. . .
E está compondo este soneto agora,
Pra alminha boa do menino doente...
Ilustração: Marcelo Tomé
Enquanto os outros partem para a escola,
Junto à janela, sonhadoramente,
Ele ouve o sapateiro bater sola.
Ouve também o carpinteiro, em frente,
Que uma canção napolitana engrola.
E pouco a pouco, gradativamente,
O sofrimento que ele tem se evola. . .
Mas nesta rua há um operário triste:
Não canta nada na manhã sonora
E o menino nem sonha que ele existe.
Ele trabalha silenciosamente. . .
E está compondo este soneto agora,
Pra alminha boa do menino doente...
Ilustração: Marcelo Tomé
Adão Xalebarada
Adão dos Santos Tiago
Cantor. Compositor. Ator.
Seu nome artístico "Xalebaradã" significa na língua yorubá "princípio, meio e fim".
Por causa das constantes agressões do pai, fugiu de casa aos nove anos, indo parar em um reformatório na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. Foi menino de rua e interno da Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor).
Logo depois, foi expulso do exército. Ex-guerrilheiro na década de 1970.
Envolvido com o tráfico do morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro, foi atingido por 14 tiros nos vários embates com a polícia e traficantes, o que o tornou paralítico. Cumpriu várias penas de reclusão.
Guia espiritual ligado às raízes afro-brasileiras, compôs cerca de 500 músicas sobre o tema.
Entre 1997 e 1999 apresentou o programa "Zumbi vive", na rádio comunitária do morro em que residia. O cineasta Walter Moreira Salles e Daniela Thomas, em 1998, filmaram o curta-metragem "Somos todos filhos da terra", baseado na vida de Adão, e premiado no Festival de Cinema de Tiradentes(MG) neste mesmo ano. Os mesmos cineastas também realizaram o clip "Guerra e paz" sobre a composição homônima de Adão.
Em janeiro de 2000 foi convidado por Filipe Cavalieri para show de abertura da Bob Marley Exhibition, expoisição oficial inglesa sobre o mestre do reggae. Mais de 500 pessoas que lotavam o teatro Nelson Rodrigues aplaudiram a performance de Adâo.
Em 2002 o cineasta Fernando Meirelles o convidou para atuar com Pai-de-Santo no filme "Cidade de Deus".
Em 2003 lançou o CD "Escolástica", pelo Selo Ambulante, dos produtores Antonio Pinto e Beto Villares. No disco interpretou de sua autoria "África", "Armas & paz", "Bibi Lobi Woa", "Computador", 'Deus é um negrão", "Diamante", entre outras, nas quais mantinha um discurso místico e político através dos gêneros reggae, afropop e colagens dub.Residia no Morro do Cantagalo, em Ipanema. Faleceu no Hospital Miguel Couto, vítima de uma Hepatite C com infecção generalizada, sendo enterrado no cemitério São João Batista.
Deixou dois filhos: Ortinho e Luanda.
Do site: http://www.overmundo.com.br/banco/adao-xalebarada-escolastica
Músicas de Adão
Eu ouví falar pela primeira vez no Adão através do documentário Saravah, que inclusive eu já comentei aquí.
É realmente uma figura encantadora e o documentário mostra bem isso. Aliás, pra vocês terem uma idéia, o documentário reúne figuras importantíssimas da música brasileira, como Baden, Pixinguinha, Paulinho, dentre outros e lá está ele, Adão Xalebarada.
Hoje lembrei dele e fui procurar algo mais sobre a sua Biografia e nem sabia que ele já havia falecido.
vale a pena conhecê-lo!
Cantor. Compositor. Ator.
Seu nome artístico "Xalebaradã" significa na língua yorubá "princípio, meio e fim".
Por causa das constantes agressões do pai, fugiu de casa aos nove anos, indo parar em um reformatório na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. Foi menino de rua e interno da Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor).
Logo depois, foi expulso do exército. Ex-guerrilheiro na década de 1970.
Envolvido com o tráfico do morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro, foi atingido por 14 tiros nos vários embates com a polícia e traficantes, o que o tornou paralítico. Cumpriu várias penas de reclusão.
Guia espiritual ligado às raízes afro-brasileiras, compôs cerca de 500 músicas sobre o tema.
Entre 1997 e 1999 apresentou o programa "Zumbi vive", na rádio comunitária do morro em que residia. O cineasta Walter Moreira Salles e Daniela Thomas, em 1998, filmaram o curta-metragem "Somos todos filhos da terra", baseado na vida de Adão, e premiado no Festival de Cinema de Tiradentes(MG) neste mesmo ano. Os mesmos cineastas também realizaram o clip "Guerra e paz" sobre a composição homônima de Adão.
Em janeiro de 2000 foi convidado por Filipe Cavalieri para show de abertura da Bob Marley Exhibition, expoisição oficial inglesa sobre o mestre do reggae. Mais de 500 pessoas que lotavam o teatro Nelson Rodrigues aplaudiram a performance de Adâo.
Em 2002 o cineasta Fernando Meirelles o convidou para atuar com Pai-de-Santo no filme "Cidade de Deus".
Em 2003 lançou o CD "Escolástica", pelo Selo Ambulante, dos produtores Antonio Pinto e Beto Villares. No disco interpretou de sua autoria "África", "Armas & paz", "Bibi Lobi Woa", "Computador", 'Deus é um negrão", "Diamante", entre outras, nas quais mantinha um discurso místico e político através dos gêneros reggae, afropop e colagens dub.Residia no Morro do Cantagalo, em Ipanema. Faleceu no Hospital Miguel Couto, vítima de uma Hepatite C com infecção generalizada, sendo enterrado no cemitério São João Batista.
Deixou dois filhos: Ortinho e Luanda.
Do site: http://www.overmundo.com.br/banco/adao-xalebarada-escolastica
Músicas de Adão
Eu ouví falar pela primeira vez no Adão através do documentário Saravah, que inclusive eu já comentei aquí.
É realmente uma figura encantadora e o documentário mostra bem isso. Aliás, pra vocês terem uma idéia, o documentário reúne figuras importantíssimas da música brasileira, como Baden, Pixinguinha, Paulinho, dentre outros e lá está ele, Adão Xalebarada.
Hoje lembrei dele e fui procurar algo mais sobre a sua Biografia e nem sabia que ele já havia falecido.
vale a pena conhecê-lo!
Assinar:
Postagens (Atom)