terça-feira, 22 de maio de 2007

Ella Fitzgerald 1979 Montreux Dindi

Hoje na universidade, teve paralização de alguns professores...prenúncio de GREVE.

Já começamos o ano letivo com atraso (mês 05), imagina só que bagunça!

Dolores Duran

Cantora e compositora brasileira famosa pelos samba-canções de amor, tristíssimos, de dor de cotovelo e responsável por clássicos, tipo "A Noite do Meu Bem" nos anos 50.Aqui ela aparece cantando um samba num número musical de um filme brasileiro

Chiquinha Gonzaga - abertura (1999)

Ficou bonito, né?




Na minha rua há um menininho doente.
Enquanto os outros partem para a escola,
Junto à janela, sonhadoramente,
Ele ouve o sapateiro bater sola.

Ouve também o carpinteiro, em frente,
Que uma canção napolitana engrola.
E pouco a pouco, gradativamente,
O sofrimento que ele tem se evola. . .

Mas nesta rua há um operário triste:
Não canta nada na manhã sonora
E o menino nem sonha que ele existe.

Ele trabalha silenciosamente. . .
E está compondo este soneto agora,
Pra alminha boa do menino doente...




Mário Quintana

Ilustração: Marcelo Tomé

Adão Xalebarada

Adão dos Santos Tiago
Cantor. Compositor. Ator.

Seu nome artístico "Xalebaradã" significa na língua yorubá "princípio, meio e fim".
Por causa das constantes agressões do pai, fugiu de casa aos nove anos, indo parar em um reformatório na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. Foi menino de rua e interno da Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor).
Logo depois, foi expulso do exército. Ex-guerrilheiro na década de 1970.
Envolvido com o tráfico do morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro, foi atingido por 14 tiros nos vários embates com a polícia e traficantes, o que o tornou paralítico. Cumpriu várias penas de reclusão.
Guia espiritual ligado às raízes afro-brasileiras, compôs cerca de 500 músicas sobre o tema.
Entre 1997 e 1999 apresentou o programa "Zumbi vive", na rádio comunitária do morro em que residia. O cineasta Walter Moreira Salles e Daniela Thomas, em 1998, filmaram o curta-metragem "Somos todos filhos da terra", baseado na vida de Adão, e premiado no Festival de Cinema de Tiradentes(MG) neste mesmo ano. Os mesmos cineastas também realizaram o clip "Guerra e paz" sobre a composição homônima de Adão.
Em janeiro de 2000 foi convidado por Filipe Cavalieri para show de abertura da Bob Marley Exhibition, expoisição oficial inglesa sobre o mestre do reggae. Mais de 500 pessoas que lotavam o teatro Nelson Rodrigues aplaudiram a performance de Adâo.
Em 2002 o cineasta Fernando Meirelles o convidou para atuar com Pai-de-Santo no filme "Cidade de Deus".
Em 2003 lançou o CD "Escolástica", pelo Selo Ambulante, dos produtores Antonio Pinto e Beto Villares. No disco interpretou de sua autoria "África", "Armas & paz", "Bibi Lobi Woa", "Computador", 'Deus é um negrão", "Diamante", entre outras, nas quais mantinha um discurso místico e político através dos gêneros reggae, afropop e colagens dub.Residia no Morro do Cantagalo, em Ipanema. Faleceu no Hospital Miguel Couto, vítima de uma Hepatite C com infecção generalizada, sendo enterrado no cemitério São João Batista.
Deixou dois filhos: Ortinho e Luanda.

Do site: http://www.overmundo.com.br/banco/adao-xalebarada-escolastica

Músicas de Adão

Eu ouví falar pela primeira vez no Adão através do documentário Saravah, que inclusive eu já comentei aquí.
É realmente uma figura encantadora e o documentário mostra bem isso. Aliás, pra vocês terem uma idéia, o documentário reúne figuras importantíssimas da música brasileira, como Baden, Pixinguinha, Paulinho, dentre outros e lá está ele, Adão Xalebarada.
Hoje lembrei dele e fui procurar algo mais sobre a sua Biografia e nem sabia que ele já havia falecido.
vale a pena conhecê-lo!