domingo, 25 de novembro de 2007

Boa tarde!
Ontem foi a final do festival Edésio Santos da Canção em Juazeiro-Ba e minha música tirou na terceira colocação, Fabiana Santiago que a interpretou, ganhou como melhor intérprete.
Tô muito feliz, ontem mal conseguí dormir de tanta euforia.
Quero agradecer o carinho dos meus amigos que torceram por mim, que me ligaram de madrugada, mandaram mensagens ou simplesmente foram ao festival para prestigiar o evento.
Apesar de não poder ter estado lá, tenho certeza da presença calorosa de várias pessoas que todo ano encontro, abraço, jogo conversa fora, falo de coisas sérias, abraço de novo, beijo... é como sempre costumo dizer, um evento que celebra a amizade, o carinho entre as pessoas e a boa música, com um pouquinho de cerveja, porquê ninguém é de ferro, né?
Esse ano tem sido muito especial pra mim e quero dividir tudo o que tem me acontecido de bom com as pessoas que eu amo e que me amam também.
Amanhã vou embarcar no Navio (Sky Wonder), onde tocarei por três meses, então já estou me antecipando pois talves seja um pouco difícil acessar a internet inicialmente, mas sempre voltarei por aqui pra dividir as próximas novidades.
Então, fiquem com Deus que seguirei com ele.
Bjos a todos e também me deixem a par das novidades!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Baião Pesado


A banda do meu amigo Marcelo Novais, a Matheus XV saiu na revista Guitar Player.
Suas composições são carregadas de influência nordestina, especialmente do baião e apesar de às vezes serem identificados como Mangue Beat, é preciso deixar claro que o Mangue Beat é um movimento do litoral pernambucano que foi criado por Chico Sciense e outros artistas como o DJ Dolores, mas que compreende mais a região da Zona da Mata, a banda Matheus XV não faz parte de um movimento, ela é seu próprio movimento e vem do sertão pernambucano.

A matéria tá nesse link:
http://guitarplayer.uol.com.br/lancamentos/lancamento.asp?id=1259

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Boa noite!

"Voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelos braços"...nunca pensei que fosse sentir saudades dessa cidade, atualmente escondida por detrás das estatísticas de violência, da sujeira de suas ruas, da frieza dos seus moradores, da pobreza espalhada por todos os cantos, enfim da montanha de designações negativas que atualmente se sobrepõe à verdadeira essência da Veneza brasileira, a que fez a saudade me trazer pelos braços.
Recife é uma cidade extremamente cultural, tem lindos teatros, shows a céu aberto, como no Marco zero, por exemplo, tem praias deslumbrantes (as mais distantes), a cidade histórica esconde muitas belezas e histórias, tem a rua da Aurora, a rua da Saudade, rua do Sol...os ensaios dos maracatús, dos afoxés em Olinda, o mercado de São José, a terça negra no pátio de São Pedro, a ciranda de Lia em Itamaracá, a própria casa de Ariano Suassuna, que está geralmente aberta a visitas e se você tiver sorte pode até bater um papo com o escritor...vixe, é tanta coisa que é difícil enumerar.
Não sou a pessoa mais indicada para falar de Recife, mas já consigo ver a verdadeira cidade escondida por trás dos estigmas e digo que ela é muito mais do que o que eu descreví aqui, pois é muito uma questão de estado de espírito, de sentir a essência captada pro Chico Science, Capiba, Lenine, Manuel bandeira, dentre outros.
Além disso, a minha maior alegria é reencontrar minhas irmãs e outras pessoas queridas que tenho aqui.
Bom, mas mudando de assunto...
Amanhã às vinte horas vai ser a Semi-Final do Festival Edésio Santos em Juazeiro-Ba e a música com a qual estou concorrendo será apresentada.
Tenho um projeto de um CD todo criado em cima do cancioneiro popular brasileiro, onde vou resgatar músicas do folclore e fazer intervenções, recriações, continuações...enfim, será um trabalho de pesquisa, onde apresentarei as músicas originais e as adaptações, num passeio pela cultura popular de raiz, ainda muito forte em alguns longíncuos lugares do interior desse nosso Brasil.
Dentro dessa proposta tenho duas músicas que já apresentei ao público. "Fantasia de um Alecrim", que nada mais é do que uma adaptação da música "Alecrim Dourado" e a que está no festival, chamada "Você Gosta de Mim?". Nela uso a música "Você Gosta de Mim" como incidental e densenvolvo a sua história, a interrogação vocês irão entender quando ouvirem a música...enfim...isso tudo faz parte de um projeto.
Essa idéia não é original, já que muitas das músicas eruditas que conhecemos foram recriadas e adaptadas do folclore do país de cada compositor, um exemplo bem próximo é o de Heitor Villa-Lobos, que tem a sua obra baseada no cancioneiro popular brasileiro, como por exemplo a linda "Ciranda Cirandinha".
Mas não é apenas um caso de "fazer por que os outros fizeram", existe aí uma grande identificação com essa forma de diálogo com a genuína cultura brasileira, que dispõe de um riquíssimo acervo, não só musical.
É realmente uma paixão!
Aguardem mais sobre esse e outros projetos.

Osculos e Amplexos,
'brigado pela atenção de vocês!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Boas notícias!
Minha música "Você Gosta de Mim?" foi classificada para o Festival de Música Edésio Santos da canção em Juazeiro-BA e será interpretada por Fabiana Santiago, linda cantora de Petrolina. Quem esteve no Festival Geraldo Azevedo desse ano viu que ela foi premiada como a melhor intérprete e pôde constatar o talento dessa menina.
Pena que não vou estar no palco com ela, mas tenho certeza de que ela fará uma linda apresentação.
Tenho um carinho muito especial pelo festival de Juazeiro.
Aliás, em se falando de Edésio Santos, me vêm á cabeça os meus amigos queridos Iramar, Cixto Filho, Maísa, Vanderléia e o resto dessa turma de Juazeiro que me enchem de orgulho.
Muito do que Juazeiro tem de bom, passou pelas mãos ou pelas cabeças desses artistas disfarçados de pedagogos, professores, gente da melhor espécie que fez e continua fazendo muito pela cultura nas nossas cidades Petrolina e Juazeiro.
Eles são meio que a Liga da Justiça Cultural da terra do João Gilberto.
São pessoas que realmente fazem diferença.
Tinha mais coisas pra contar, mas como já havia dito, o tempo na Lan house é pouco, assim como o dinheiro.
Depois volto.
Desculpem-me pela qualidade das postagens, realmente não tenho a habilidade de escrever, muito menos de contar novidades, o fato de eu escrever o que estou escrevendo esses dias é só para deixar os amigos por dentro do que se passa comigo, já que estou distante de todos eles.

Osculos e Amplexos!