quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Boa noite!

"Voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelos braços"...nunca pensei que fosse sentir saudades dessa cidade, atualmente escondida por detrás das estatísticas de violência, da sujeira de suas ruas, da frieza dos seus moradores, da pobreza espalhada por todos os cantos, enfim da montanha de designações negativas que atualmente se sobrepõe à verdadeira essência da Veneza brasileira, a que fez a saudade me trazer pelos braços.
Recife é uma cidade extremamente cultural, tem lindos teatros, shows a céu aberto, como no Marco zero, por exemplo, tem praias deslumbrantes (as mais distantes), a cidade histórica esconde muitas belezas e histórias, tem a rua da Aurora, a rua da Saudade, rua do Sol...os ensaios dos maracatús, dos afoxés em Olinda, o mercado de São José, a terça negra no pátio de São Pedro, a ciranda de Lia em Itamaracá, a própria casa de Ariano Suassuna, que está geralmente aberta a visitas e se você tiver sorte pode até bater um papo com o escritor...vixe, é tanta coisa que é difícil enumerar.
Não sou a pessoa mais indicada para falar de Recife, mas já consigo ver a verdadeira cidade escondida por trás dos estigmas e digo que ela é muito mais do que o que eu descreví aqui, pois é muito uma questão de estado de espírito, de sentir a essência captada pro Chico Science, Capiba, Lenine, Manuel bandeira, dentre outros.
Além disso, a minha maior alegria é reencontrar minhas irmãs e outras pessoas queridas que tenho aqui.
Bom, mas mudando de assunto...
Amanhã às vinte horas vai ser a Semi-Final do Festival Edésio Santos em Juazeiro-Ba e a música com a qual estou concorrendo será apresentada.
Tenho um projeto de um CD todo criado em cima do cancioneiro popular brasileiro, onde vou resgatar músicas do folclore e fazer intervenções, recriações, continuações...enfim, será um trabalho de pesquisa, onde apresentarei as músicas originais e as adaptações, num passeio pela cultura popular de raiz, ainda muito forte em alguns longíncuos lugares do interior desse nosso Brasil.
Dentro dessa proposta tenho duas músicas que já apresentei ao público. "Fantasia de um Alecrim", que nada mais é do que uma adaptação da música "Alecrim Dourado" e a que está no festival, chamada "Você Gosta de Mim?". Nela uso a música "Você Gosta de Mim" como incidental e densenvolvo a sua história, a interrogação vocês irão entender quando ouvirem a música...enfim...isso tudo faz parte de um projeto.
Essa idéia não é original, já que muitas das músicas eruditas que conhecemos foram recriadas e adaptadas do folclore do país de cada compositor, um exemplo bem próximo é o de Heitor Villa-Lobos, que tem a sua obra baseada no cancioneiro popular brasileiro, como por exemplo a linda "Ciranda Cirandinha".
Mas não é apenas um caso de "fazer por que os outros fizeram", existe aí uma grande identificação com essa forma de diálogo com a genuína cultura brasileira, que dispõe de um riquíssimo acervo, não só musical.
É realmente uma paixão!
Aguardem mais sobre esse e outros projetos.

Osculos e Amplexos,
'brigado pela atenção de vocês!

Um comentário:

Traduções Comerciais de Sites disse...

Poxa!
Fico feliz em perceber que a nova geração de músicos não está apenas interessado em vender discos, fazendo modinhas banais que... terminam fazendo sucesso, mas muito pouco acrescentam a nossa cultura.
Parabens! Resgatar toda esta riqueza musical que esta sendo perdida aos poucos (principalmente nas grandes capitais, entre elas o Recife!).
Em nome de nossa cultura, aceite o nosso respeito ao seu projeto!

Iremos torcer que a sua música seja premiada, mas independente do sucesso dela no festival,... estou morrendo de curiosidade para ver este seu projeto pronto. Com certeza irei comprar um CD / DVD e mostrarei as músicas 'a todos os meus sobrinhos!

A arte é viva e se mantem viva graças aos talentosos artistas.

Uma Saraivadas de Felicidades pra você José! e... estou louco para descobrir o que esta interogação significa nesta música. hehehe