quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Quarta-Feira de Cinzas

É...finalmente consegui chegar a uma conclusão mais sólida sobre a questão do Frevo aquí em Recife e no restante do estado.
Existe um barrismo tão grande, mas tão grande, dos recifenses em relação a essa música maravilhosa, que a impede de crescer, digo, não musicalmente, mas em se falando de mercado.
No dia do Frevo, aqui no Marco zero, teve o show "100 anos de Frevo" do disco "é de perder o sapato" em que vários artistas de âmbito nacional cantaram os "standards" do carnaval pernambucano, foi um show de tirar não só o sapato, mas o chapéu tbm.
No outro dia, ouví ressoar alguns comentários de artistas pernambucanos magoados pelo fato de artistas nacionais terem participado dessa festa...(???)
Depois, ví na tv um apresentador reclamando do fato de a prefeitura de Recife estar utilizando verbas públicas para anunciar o carnaval da cidade numa rádio NACIONAL, a Jovem Pan, uma rádio que não toca frevo...(???)
Aos poucos fui começando a achar que isso é coisa de quem não sabe mais se utilizar do que tem e também não quer dar o gosto a quem sabe. (me refiro ao frevo especificamente)
Sabemos que grandes compositores pernambucanos fizeram lindos frevos que sobrevivem até hoje sem o menor perigo de cair no esquecimento, mas acho que é necessário dar continuidade ao trabalho de composição e difusão desse ritmo, como faz J.michiles (compositor pernambucano), por exemplo.
Hoje, quando fui procurar as letras dos frevos pra colocar os links aqui no blog, não achei praticamente nada!!! Até fiquei surpreso, pois já se passaram tantos carnavais cantando essas mesmas músicas e nenhum site oficial se preocupou em disponibiliza-las pra que gente como eu possa aprendê-las e manter essa tradição viva, ao pé da letra.
O site mais completo de marchinhas, que inclusive tá no link aí ao lado do blog, é um de sambas e choros, acho que carioca.
Resumindo, será que esse pessoal tá mesmo preocupado em manter o Frevo vivo, ou só está tentando se manter vivo através dele?

Nenhum comentário: