
Hoje chegando da faculdade, assistí a triste notícia da morte de Marinês, cantora pernambucana, que passou grande parte da sua vida na Paraíba, também conhecida como a Rainha do Xaxado ou a Luiz Gonzaga de saias(ao meu ver, a comparação pode ser dispensada, apesar de ela ter seguido o movimento puxado pelo velho Lula).
Segundo a reportagem, Marinês passou o dia de ontem bem, até brincou com os filhos, recebeu a visita de Genival Lacerda e sua esposa e à noite enquanto dormia, como morre um anjo, teve outro AVC e partiu quase sem perceber que partia.
É incrível como a morte 'inda nos causa dor, né?
As lembranças, ora nos confortam, ora nos magoam ...
Quando pequeno, tomando minha mamadeira deitado na rede, enquanto minha mãe executava os alfazeres domésticos, ouvíamos juntos (acho que ela nem sabia que eu também gostava) os discos de Marinês e sua Gente, era como se chamava a sua banda de baião (a primeira liderada por uma mulher).
"Quê que ôce foi fazer no mato maria chiquinha...?" Lembro dessa...
Tinha uma que eu adorava, "Ô Sirirí, Ó meu bem, Ô Siriá
Roubaram meu amor e me deixaram sem amar,
Eu agora arranjei outro, Quero ver você tomar..."
Depois de crescido, descobrí a força e a riqueza dessa artista e sua música e passei a admira-la por levar aquela música que nasce no íntimo dos interiores do nordeste até às nossas casas.
Que lindo trabalho Marinês realizou durante toda a sua vida!
Hoje assistí a notícia do seu falecimento ao lado da minha mãe e penso no quanto foram valiosas as vezes em que ouvimos juntos o seu lindo canto nordestino.
Obrigado Marinês, vida eterna à sua arte!
Leia um pouco sobre a vida de Marinês:
3 comentários:
AFF!!!
Q EU DESCOBRI O QTO SOU LEIGA AINDA EM MUSICA!!!
SOH OUVI FALAR EM MARINÊS SEGUNDA-FEIRA AO MEIO DIA QDO ESTAVA INDO ALMOÇAR UMA NOTÍCIA MUITO VAGA SOH Q HAVIA MORRIDO E Q ERA A PRIMEIRA MULHER Q HAVIA FUNDADO UMA BANDA DE BAIÃO!!!
AI AI AI!!!
MAS AINDA BEM Q TU NUM DEIXOU PASSAR EM BRANCO AI AGUÇA A VONTADE DA GENTE DE CONHECER, RESGATAR PARTE DA CULTURA PERNAMBUCANA!!!
OBS:ESTOU SUPRESA Q VC NUM POSTOU NADA SOBRE O DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA!!!=O
NUM PASSOU DE UM PAPEL MSM!!! =P
XERUX MIL!!!
Oi Florzinha!
Pois é, Marinês...Acho que tú já conhece!
Muita gente já ouviu as músicas dela, que são muito populares, mas não ligam o nome à pessoa.
lembra daquela: O senhor tá dançando armado...? rsrs
Quanto ao 13 de Maio, realmente, por falta de tempo acabei não postando nada, mas o que acho a respeito dessa data é que ela serve apenas para discutirmos essa imagem do "branco redentor dos negros" que quiseram perpetuar através da Rainha Isabel.
imagem esta que é dispensável!
Uma conquista só é sua se foi você quem lutou por ela, o que é dado pelos outros, pode ser cobrado depois...pelo menos nesses casos.
É verdade que a abolição da escravatura impediu que parte dos escravos continuassem no regime de escravidão, mas isso é só o começo da história, pois muitas águas rolaram até que todos pudessem gozar da sua liberdade por direito. Foi um trabalho conjunto entre "vários" brancos abolicionistas e os negros engajados na sua causa.
A data que que sintetiza isso tudo é o dia da consciência negra, 20 de novembro!
No mais, Florzinha... tú é linda!:D
xero pra tú!
Entre briga de branco e preto ninguem pode meter o bedelho...rsrssr deixe eles, que são branquinhos e pretinhos, brigarem.
Como eu não sou branco nem preto, muito menos amarelo ou roxo... eu sou como qualquer outro humanóide... um ser vivente. Tenho os mesmo direitos e deveres de todos. Não sou diferente de ninguem e ninguem é diferente de mim. Acredito que todas as pessoas deveriam viver bem e com dignidade. "... gente nasceu pra ser feliz, e não para ser marcado com ferro" ou protegidos por leis descriminadoras, que querem solucionar um problema, escondendo a causa original (falta de moralidade política ).
Concordo com o ZE MANOEL, que ninguem entrega nada para ninguem. As coisas tem que serem conquistadas, mas não se esqueça que existem muitas formas de se conquistar uma coisa. Por exemplo, ... as vezes ganhamos e conquistamos algo graças ao respeito e admiração que outros tem em nós. Se somos respeitados é porque conquistamos o nosso espaço, e esta conquista pode ser feita na luta " pau-a-pau" ou até mesmo na diplomacia, depende da situação.
Acho que os negros, mesmo na época da escravatura, conquistaram o seu espaço através do seu trabalho. Produziram e se mostraram necessário a sociedade e a economia da época!. Sofreram, mas lutaram com a sua força de trabalho. A Florzinha, por exemplo, conquistou o nosso rerspeito e admiração, pela consciência justa e equilibrada dos pontos de vistas por ela expressos. O ZE MANOEL,por outro lado, conquistou o nosso respeito, pela dedicação ao seu blog. Pela trabalho de pesquiza que tanto nos enriquece... pelas músicas e sensibilidade artística.
Enfim... vocês dois ganharam uma luta, usando simplesmente o bom senso e a dedicação. Uma luta sem sangue... só cultura!.. Aff acho que falei mais do que devia!
Postar um comentário