sábado, 26 de maio de 2007

Samba de Véio e a Ilha do Massangano


por BRAULIO BRILHANTE
Especial para o JC

Imagine uma ilha repleta de praias desertas distribuídas em cinco quilômetros de um dos mais belos e acidentados trechos do rio São Francisco. Um lugar tranqüilo, bem menor que a Ilha de Itamaracá, entrecortado de matas, elevações, lagos e enormes mangueiras, cujas sombras acolhem generosamente os moradores na sesta do almoço – ritual, aliás, herdado dos antepassados caboclos.

Essa é a encantadora Ilha de Massangano, localizada a apenas 15 quilômetros de um dos mais importantes pólos econômicos da região, a cidade de Petrolina. Com todos esses atributos, é de se esperar que esse santuário ecológico ofereça um vasto leque de atrações naturais, desde caminhadas por trilhas só conhecidas pelos ilhéus a mergulhos nas águas do velho Chico.

Além das paisagens, ali é possível encontrar algumas das mais ricas tradições culturais da região. A maioria delas tem raízes na religiosidade popular, como as festas de São Gonçalo e de Reis, quando os moradores da ilha aproveitam para dançar o ‘samba de véio’, uma tradição de mais de um século que ainda hoje é repassada pelos mais velhos às gerações mais novas.
Com todas essas particularidades, é impossível não se render aos encantos da fascinante Ilha de Massangano.

Além de usufruir de uma paisagem ímpar, o visitante tem a sensação de ter voltado no tempo, na época dos negros e índios quilombolas.

O povoado da Ilha de Massangano é formado pelas 140 famílias.

Os moradores são gente simples e humilde – geralmente parentes próximos dos escravos. Sabe-se que os primeiros registros oficiais da população datam de 1830, provável início da ocupação do lugar. O nome da ilha, contam seus moradores, foi dado pelo antigo dono, um rico fazendeiro de nome João Massangano. Com o tempo, a ilha teria sido ocupada por índios e negros escravos fugitivos e alforriados, vindos do sertão de Pernambuco e da Bahia.

Leia a matéria na íntegra no Site: http://www2.uol.com.br/JC/_2001/0204/tu2903_1.htm

3 comentários:

Anônimo disse...

Proxima oportunidade que a vida me der... irei conhecer este santuário.
Pudesse o minuto parar e as coisas belas continuarem intactas pra posteridade.

*Nilmann* disse...

Ops! consegui postar...

(risos, muitos risos...)

vixe... tava ouvindo o cd de Samba de Veio e vejo essa tua mensagem.... Ai que massa... gostei!

>> chero enorme de grande...

*lindinha*
(nilmann)

Anônimo disse...

Ótimo assunto a ser abordado!!!
É muito acolhedor está na ilha do Massangano, tive uma experiência muito boa neste lugar, uma visita inesperada para os moradores de lá, eu juntamente com colegas que estavam participando de uma oficina de Arte e Educação fomos muito bem recepcionados, muitos hospitaleiros e gentis os nativos deixaram seus afazeres para falar sobre a sua comunidade, sua descendência e nos ensinar o samba de veio.
Foi muito gratificante!!!
Quem puder conhecer garanto que vai gostar muito!!!